Todo mundo sabe que o uso de drogas pode trazer consequências a longo prazo, devido a dependência dos usuários, esse uso pode causar o desenvolvimento de transtornos mentais e até problemas de saúde.
O vício pode ser ocasionado por uma simples curiosidade de provar essas substâncias lícitas ou ilícitas, uma tentativa de escape da realidade, um modo de aliviar sintomas de transtornos mentais já existentes ou vários outros fatores.
O que é saúde mental e qual a sua relação com o uso de drogas ?
Para entender o que são esses transtornos e como eles podem afetar a saúde mental é interessante primeiramente entender o que é a saúde mental.
Saúde mental é a forma como uma pessoa se comporta na sua vida diária, como ela lida com os problemas,as ideias,as emoções e suas ambições.
Se o modo de vida da pessoa incluir problemas, como o abuso de substâncias, a saúde mental pode entrar em desequilíbrio gerando a longo prazo os transtornos mentais.
Todas as drogas têm componentes psicoativos, ou seja elas afetam a química do cérebro e alteram seus neurotransmissores podendo ocorrer uma degeneração com o tempo, quando há o uso prolongado de substâncias uma pessoa que já era predisposta a ter transtornos mentais pode apresentar sintomas da doença ou até mesmo o agravamento dela.
Quais são os 5 transtornos mentais causados pelo uso de drogas ?
1- Depressão
A depressão é um transtorno que afeta o humor,o apetite, as emoções e até mesmo apresenta sintomas físicos como a alteração no sono,no comportamento, no nível de energia e pode causar problemas de saúde que não tem explicação clínica.
Esse transtorno pode ser caracterizado pelo desânimo, irritabilidade, falta de interesse, afastamento de amigos e parentes, além de desespero e até esquecimento. Vícios como álcool, cigarro e maconha podem causar efeitos que geram esse transtorno.
2- Síndrome Amnésica
O abuso de substâncias como anfetaminas, metanfetaminas e até mesmo o álcool podem com o tempo fazer com que o usuário sofra de amnésia, fatos recentes e antigos podem ser “perdidos” e a memória imediata se mantém de certa forma preservada.
Esse distúrbio pode lembrar de seu próprio modo a demência, pois muitos usuários depois de anos de abuso podem perder a noção do tempo que estão, confusão da ordem cronológica dos acontecimentos e até mesmo dificuldade de aprender novas coisas.
3- Transtornos psicóticos
Nesse caso específico a pessoa perde contato com a realidade, gerando alucinações, pensamentos caóticos e mudanças de personalidade além de problemas sociais e para realizar tarefas rotineiras.
Essa psicose está ligada ao uso de estimulantes, alucinógenos e álcool ou mesmo a falta deles, e apresentar sintomas como alucinações com vozes e visuais, paranóia, hipervigilância, comportamento agressivo e confusão mental.
Os sintomas dessa psicose podem desaparecer assim que a droga for eliminada do sistema ou dependendo do estimulante pode durar até semanas.
4- Síndrome de abstinência
Essa sindrome ocorre quando a pessoa suspende o uso de uma substância ou medicamento de forma repentina e isso causa sintomas físicos e até emocionais no indivíduo.
Sendo descrita por muitos como algo que gera um desconforto insuportável essa síndrome é uma das maiores razões para a recaída dos usuários.
Com o tempo certas substâncias, mesmo as lícitas podem causar dependência ao corpo e ao serem retiradas podem causar sintomas como fadiga, náuseas, irritabilidade, tremores, hipertensão, ansiedade e em casos mais graves até mesmo gera convulsões.
5- Ansiedade
Esse transtorno é um dos que mais afeta a população, os usuários de substâncias apresentam episódios de ansiedade caso estejam em abstinência ou até mesmo por causa da situação estressante que o corpo passa pelo uso de drogas.
A ansiedade possui vários expectros e graus, a pessoa que faz o uso de estimulantes, álcool e até mesmo nicotina tem maior chance de desenvolver o transtorno de ansiedade de forma mais grave, os sintomas do transtorno evolvem palpitação, insônia, tensão muscular, aumento da pressão e dos batimentos cardíacos, sensação de fraqueza e dormência nos pés e mãos