
Ainda que muitas pessoas não tenham noção, dependentes químicos passam por muito sofrimento, o que começa antes mesmo que uma pessoa se torne dependente.
Na maioria das vezes, essa pessoa já passou por algum evento traumático (o que possivelmente deu origem ao seu vício).
A grande questão é conduzir o seu olhar ao seguinte ponto: toda dependência química é avassaladora e capaz de gerar grandes riscos à vida do ser humano com dependência, bem como a de seus familiares.
Em razão desse tipo de estado, os dependentes associam a busca por suprir seu vício como uma guerra declarada à sociedade.
A tendência é isolamento e comportamento agressivo (especialmente com as pessoas mais próximas).
Apesar de haver ocasiões em que dependentes saem de casa e acabem morando na rua, outros permanecem onde moram para garantir meios de financiamento do vício.
Os que optam pela vida indigente, suprem o vício pedindo esmolas ou até roubando.
Por tais atos serem considerados completamente fora do comum, é extremamente importante manter programas que tenham direcionamento e estratégias adequadas para a ressocialização de dependentes químicos.
Diante de tais experiências tão diferentes do que as pessoas costumam viver, não adiantaria nada somente reabilitá-los sem um suporte em relação ao seu comportamento perante a sociedade.
É preciso reconhecer que a dependência pode causar danos irreversíveis em uma estrutura psíquica, de forma que todo sujeito dependente se torna mais agressivo e impaciente.
O maior problema é que, dependendo da retomada à rotina, o indivíduo pode acabar tendo recaídas, e é aí que a importância da ressocialização começa a fazer sentido – visto que a incidência desses atos precisa diminuir.
O que é ressocialização de dependentes químicos?
A ressocialização de dependentes químicos nada mais é do que um processo que o próprio nome indica.
Tem como principal objetivo devolver a vida social ao indivíduo dependente químico que se afastou das pessoas que convive, ou daqueles que representavam perigo para a sociedade.
Além de promover sua participação na esfera coletiva novamente, o foco da ressocialização é evitar recaídas.
Durante esse tipo de processo, as equipes responsáveis por esse trabalho atuam em questões de relação para com a sociedade, o que deve promover saúde mental.
Qual a importância da reinserção social de dependentes químicos?
Na maioria das vezes, o paciente tem noção que não será fácil se encaixar no meio social, ou até acredita que não serve para exercer qualquer tipo de função em convívio.
Isso acaba por deixá-lo com um estigma marginalizado, ao ponto de ocasionar casos de depressão profunda e até mesmo suicídio quando o sujeito acha que não tem valor suficiente para merecer a confiança das pessoas novamente.
É exatamente nesse ponto em que se percebe a importância da ressocialização de dependentes químicos.
Com esse suporte, os pacientes começam a se sente parte de algo que vale a pena permanecer.
O que pode ajudar na ressocialização de um dependente químico?
Ao longo do processo de ressocialização, um adicto que está em processo de parar de usar drogas pode acabar tendo que lidar com vários desafios diferentes.
É preciso ter em mente que podem ter causado grandes transtornos às pessoas ao seu redor sob abistinência ou período da própria dependência.
Por causa disso, em processos de recuperação é fundamental que contar com daqueles que o querem bem e ajudam para que possam praticar saudavelmente sua cidadania.
- Incentivo;
- Acolhimento;
- Mercado de trabalho.
Entenda qual é o papel da clínica de reabilitação na ressocialização de dependentes químicos
As clínicas de reabilitação podem trabalhar com ressocialização de dependentes químicos. Se for o caso, devem atuar com uma equipe multidisciplinar especialistas nesse assunto.
Quando chegar na clínica, a pessoa vai passar por avaliação médica, psiquiátrica e psicológica para que identificar o que causa seu vício, suas demais enfermidades fisiológicas, psicológicas e qual o melhor modo de medicá-las.
Com uma equipe multidisciplinar, a Nova Aurora pode ajudar com suporte de tratamento para dependentes químicos.
Fale conosco para saber mais!