A dependência química, seja no caso de drogas como o crack e a cocaína, ou em se tratando do alcoolismo (em Recife), é uma doença que afeta não somente o usuário, mas aqueles com os quais a pessoa viciada convive.
No processo de reabilitação de dependentes químicos, além do tratamento com internação e acompanhamento médico, uma das etapas essenciais é tratar a codependência química dos familiares, que, naturalmente, ficam condicionados ao comportamento do drogado ou alcoólatra e, sem perceberem, colaboram com a manutenção do vício.
É assim que a codependência funciona, estendendo o sofrimento da pessoa viciada aos familiares, que, passam a cobrar do usuário a mudança de comportamento, e a viver querendo controlá-lo. Por mais que seja uma situação ruim, a codependência faz com que o familiar se sinta, de algum modo, útil, no controle, se responsabilizando, é como se essa pessoa codependente precisasse do dependente na situação em que ele se encontra – esse é um tema bastante delicado, aliás.
Tratamento para co-dependência: como funciona
A pessoa co-dependente, seja um cônjuge, filho, pai, mãe, ou qualquer outro alguém que conviva com o viciado, torna-se, assim, devido ao vício do ente querido, então, se o usuário se recuperar, o co-dependente não vai ter mais aquela pessoa que lhe “dava tanto trabalho”. Ainda, assim, o co-dependente irá manter o comportamento controlador, que se evidenciará em falas como “cuidado com quem você está andando“, “espero que você não volte a beber“, etc.
A clínica de reabilitação para dependentes químicos, inclusive, é indicada não apenas em decorrência do tratamento em si do adicto, mas porque o afastamento temporário dos co-dependentes se faz necessário. Ligados emocionalmente e psicologicamente, todos se tornam reféns do vício, e mesmo quem tanto abomina o comportamento do viciado, sem perceber, colabora para que o mesmo perdure.
Você já parou pra pensar no que estaria fazendo e em como sua vida seria se essa pessoa, hoje viciada, e com quem você tanto se preocupa e se ocupa, passasse a ter uma vida normal e sem vícios? Ou você acha que essa pessoa nunca vai mudar, que já tentou de tudo, que não tem mais jeito?
Convidamos você para que entre em contato conosco e, assim, podemos bater um papo informativo, que certamente lhe será esclarecedor e lhe ajudará muito. O CT Nova Aurora conta com profissionais qualificados e pessoas que realmente se importam com as suas questões pessoais, ajudando de forma humanizada e profissional não apenas com o tratamento para dependência química, mas dando toda assistência e orientação aos co-dependentes!