
Fácil de entrar, difícil de sair. A dependência química acontece porque as drogas são capazes de acionar o sistema de recompensa do cérebro e despertar uma área que tem a função de receber sensação de prazer, e com o tempo esse interesse vai ser somente pela sensação de prazer que a droga provoca.
As drogas pervertem o sistema de recompensa e levam o indivíduo a buscar o prazer e evitar o desprazer. A pessoa passa a dar-lhes preferência quase absoluta, mesmo que isso atrapalhe a sua relação familiar e seu rendimento no trabalho e estudo. E vale ressaltar que o número de jovens que estão tendo contato precoce com as drogas, só aumenta! Por isso é muito importante que a família procure ter esse tipo de conversa com seus jovens e adolescentes e fiquem atentos a qualquer mudança de comportamento.
É importante que o indivíduo que sofre de dependência química procure ajuda e inicie o tratamento de drogas o mais rápido possível. Hoje em dia, além de uma entrevista clínica, é possível, descobrir o vício através de questionários de autopreenchimento e testes sanguíneos. A avaliação do paciente pode envolver diversos profissionais da saúde, como médicos clínicos e psiquiatras, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos e enfermeiros. É fundamental o acompanhamento de um psicólogo durante o processo, já que, a saúde mental é abalada ao passar por uma fase difícil como essa, e é claro, o apoio da família também é indispensável.
Para muitos o processo parece ser sacrificoso de mais, cerca de 60% dos pacientes sentem isto, é o período em que o processo deve ser revisto e ajustado mas jamais abandonado, o paciente precisa perceber que ele consegue viver sem o uso de drogas.
E lembre-se, a droga que te leva até as nuvens, não oferece paraquedas!! Entre encontato agora mesmo com nossa Clínica de Reabilitação em Recife.